24 de abril de 2013

Eu desejo... Tocar Piano


Não tenho o dom muito puxado para o lado musical, mas se tem um instrumento que eu acho lin-do é o piano. Tocar ele é de uma elegância fora do sério! Tanta postura, na hora de entrar e sentar. E todo aquele sentimento da música invadindo quem toca e quem vê/ouve. Na platéia gente emocionada, gente hipnotizada... São os efeitos do piano. Ha, eu tenho uma queda por música clássica.


Só que aprender a tocar piano não acontece da noite para o dia. Tem que fazer aulas teóricas para aprender as notas musicais, as claves e como ler as partituras. Como tudo, no início parece até um bicho de sete cabeças, mas depois que se tem a prática fica bem mais fácil. Já tive a chance de assistir algumas aulas de música e digo que tem que ter estudo. E assim como matemática tem que ter prática! Não cheguei a tocar o instrumento - queria sax - e fiquei na vontade. Não lembro mais nem o que é o dó! rs. (tá aí mais uma coisa que comecei e não terminei)

Pra começo de conversa, você tem que ter um instrutor e pode ir aprendendo num teclado mesmo e só depois elevar o nível para o piano. Ler livros instrutivos, assistir à vídeos é sempre uma boa opção.


Caso você não saiba, existem dois tipos de piano. O de cauda e o de armário, a diferença entre eles é a posição das cordas. No piano de cauda as cordas são colocadas horizontalmente e no piano de armário são colocadas verticalmente. Ambos possuem 88 teclas (haja dedo!)



NÃO CONFUNDA!

Piano x Órgão x Teclado

O piano possui cordas que vibram quando acionadas pelas teclas. É essa vibração que gera o som. 

No órgão as notas saem com a passagem do ar por tubos verticais. O órgão não tem cordas. Quando uma tecla é acionada, ela libera a passagem de ar por um certo tubo, e cada um deles produz um timbre diferente. Dependendo do órgão, ele pode ter centenas de teclas e tubos. Ele é bem comum em Igrejas antigas e no navio fantasma do Dave Jones.

No teclado as notas são produzidas eletronicamente e normalmente existe uma gama enorme de sons que podem ser extraídos nele, sem falar que o número de teclas é bem reduzido se comparado ao piano. É claro que o som do piano é muito mais puro e mais bonito que o do teclado.

Sem contar que a aparência deles é beeem diferente!

Preciso dizer que é um objeto de decoração de tirar o fôlego?


O valor de um piano ultrapassa os R$10.000,00 (é muito zero pra uma pessoa só!)



5 comentários:

  1. Temos um desejo em comum!
    Eu sempre achei magnifico,o som,a postura,o sentimento q nos transmite...
    Ainda mais depois q ouvi Call me-Shinedown
    Qro mt aprender tocar.Sugiro q vc ouça.
    ;) www.blogredpepper.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca parei MESMO pra escutar alguém tocando piano, só sei que eu tenho uma paixão inexplicável!

      Obrigada pela sugestão, vou escutar! :)

      Obrigada pela visita, volte sempre, beijoss.

      Excluir
  2. Oiii eu acho bem legal, bem chique.
    Bjs, Bruna.
    moranguinhuemake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Toco piano, teclado e orgão desde os 8 anos de idade. Mas minha paixão é o orgão... O meu lugar de recanto.
    Amei o post.

    http://raquelcunha151.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :OOOOOOOOOOOOO QUE SONHO!
      nunca conheci ninguém que tocasse tudo isso *--*

      Excluir