19 de abril de 2013

Remédios para a memória: como fazer um diário

Querido diário,

Interessante como algumas folhas decoradas de caderno e uma caneta ajudam a esvaziar a mente e o coração. Poder contar o que aconteceu no seu dia, falar de tudo e de todos sem ser criticado por suas palavras ou ações, desabafar, xingar, sonhar... Se torna seu melhor amigo e confidente.
Com o tempo, relendo tantas histórias, a única pessoa que vai poder fazer um julgamento é quem escreveu. Percebendo as coisas que mudaram e as coisas tolas que poderiam ter sido diferentes, refazendo as mesmas situações mas com as atitudes de hoje e sentindo saudade, muita saudade.


Por dois anos tive um diário, e escrevia tudo com o máximo de detalhes. Abri-lo hoje e relê-lo traz uma nostalgia imensa, talvez por que guardo ele numa caixa cheia de cartas e objetos de recordação - posso abrir essa caixa um milhão de vezes e tenho certeza de que sentirei a mesma coisa um milhão de vezes. 

Na maioria dos dias escritos consigo me lembrar de todos como se não tivessem ocorridos há 3 anos. Diários são bons remédios para a memória. No inicio, escrevia todos os dias religiosamente, mas depois escrevia em intervalos de semanas, por isso nem sempre dá pra ver o que foi que eu fiz na data de hoje, mas há 1095 dias atrás, mas quando dá é legal. Lembrei de uma agenda que a Bruna Vieira trouxe desse último intercambio dela, que você escreve o que aconteceu no seu dia por cinco anos e depois pode ir vendo como seu ponto de vista, expectativas, sonhos mudaram ou permaneceram nesse tempo.

Ficou com vontade de escrever um? É suuuper fácil, é só anotar a data e o que aconteceu e sentiu no dia, mas lá vão 10 dicas a mais:

1. Compreenda que, eventualmente, o diário se tornará seu melhor amigo, seu silencioso confidente ou testemunha. Você irá confiar ao seu diário qualquer coisa, inclusive, os seus maiores segredos.

2. Tente escrever seu diário à noite porque, assim, você poderá descrever o dia e os horários por inteiro. Não existe lógica alguma em escrever um diário quando você acorda porque a única coisa que poderá fazer é escrever sobre os seus sonhos.

3. Se quiser, cole adesivos, fotos em várias páginas e desenhe alguns rabiscos e frases para expressar como você se sente em relação a alguma coisa ou alguém.

4. Se faz algumas semanas que você não escreve em seu diário, não se preocupe. Você pode colocar uma nova data, escrever o motivo e pedir desculpas por isso. Afinal, ele é seu amigo! Por exemplo: Me desculpe, eu não pude escrever para você. Eu estava muitíssimo atarefado.

5. Sempre pense que seu diário é uma pessoa de verdade, não só um caderno.

6. Para ser mais criativo, você também pode colar algumas recordações como fotos, pétalas de flores ou qualquer coisa associada com o que aconteceu durante o dia. Se você tiver ido a um parque de diversões ou show, você pode querer colar o canhoto de seu ingresso!

7. Não blefe. Sempre escreva com sinceridade. Seu diário irá sempre escutar, nunca esquecer, jamais julgar e, em nenhuma hipótese, revelará seus segredos. Então, não tenha medo de escrever a verdade não importa quão terrível ela seja.

8. Comece a escrever! Escreva sobre como se sente e porque se sente desse jeito. Você pode escrever sobre alguma celebração ou algum desastre que tenha acontecido naquele dia. Ou você pode escrever livremente. Coloque a caneta na página e escreva o que estiver em sua mente.

9. Termine com o seu nome. Você também pode adicionar sua assinatura. Se quiser, termine com "tchau" ou "boa noite". Isso é completamente opcional.

10. Não se esqueça de comprar um caderno que tenha como reflexo a sua personalidade. Pode até customizá-lo como scrapbook, com fotos e fitas.

Dicas wikiHow.


Quem aí já teve ou tem diário? Sente as mesmas coisas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário