1 de setembro de 2015

Filme: Divertida Mente (Inside Out)

Eu sou fã assumida de animações e não acho que sejam filmes de criança. Ok que o efeito visual, as cores.. tudo atraem mais os pequenos.. Mas algumas são muito mais do que um desenho animado. Elas realmente tem uma história pra contar e uma moral para dar.

Ontem eu assisti Divertida Mente (a tradução do título não tem nada a ver com o original Inside Out = Do Avesso, mas está de parabéns por que além do trocadilho bem legal - Divertida Mente/ Divertidamente - o nome tem tudo a ver com o filme! Que é bem divertido e mostra a confusão e a complexidade de como "funciona" dentro da nossa cabeça).

Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, o Raiva, a Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Muito bem aclamado pela crítica, e com as vozes brasileiras de Miá Melo (Alegria), Katiuscia Canoro (Tristeza), Dani Calabresa (Nojinho), Léo Jaime (Raiva) e Otaviano Costa (Medo), Divertida Mente conta como as emoções estão relacionadas em nosso comportamento, como funciona a determinação dos traços de personalidade, como guardamos ou descartamos memórias, e o que acontece quando temos um desequilíbrio das emoções. Outro ponto positivo é como utiliza as cores para identificar as emoções.

O grupo se reveza no comando de uma espécie de painel de controle, que determina a emoção que Riley expressará em cada situação vista por eles, através dos olhos da humana. 

Cada momento marcante gera uma esfera, que funciona como um pedaço da memória. Todas as bolas brilhantes são todas guardadas em uma enorme e labiríntica biblioteca, que lembra muito as curvas do nosso cérebro de verdade. As recordações mais importantes, ainda viram uma esfera de memória base, que é colocada em uma central e dá origem a uma ilha de personalidade – que define um traço característico de cada ser humano. As ilhas da Riley são: a da Família, a dos Amigos, a da Bobeira, a da Honestidade e a do Hóquei (que é seu esporte favorito).
Assim como a menina, essas emoções também não lidam muito bem com a mudança de cidade, e os problemas de Riley começam a aparecer junto com os conflitos entre o grupo que acabam por fazer com que Alegria e Medo (e as memórias base) sejam tiradas da “central de controle” (no começo foi meio que culpa da Tristeza, porque ela insista em tocar nas esferas, que eram lembranças felizes e acabavam ficando tristes) – restando apenas Medo, Nojinho e Raiva para expressarem as emoções dela... O que não foi uma boa, por que eles não deram conta do trabalho, transformando Riley numa garota inexpressiva e na maioria das vezes bem irritada com tudo (Oi? Alguém se identificou com isso? Acho que a Alegria foi dar uma volta) e à beira da depressão.
Enquanto isso Alegria e Tristeza estão se aprofundando na mente de Riley, buscando um caminho para voltarem à central e devolver as esferas. Passando pelos vários corredores onde as memórias ficam armazenadas, pelo mundo da imaginação, o mundo dos sonhos (que é um set de filmagens!!) e até pelo vale do esquecimento. Nos apresentando também outro personagem: o Bing Bong, o amigo imaginário da Riley que tem corpo de algodão doce, é meio elefante, meio gato, chora balas e imita um golfinho que estava vagando pelos corredores da memória dela e que ajuda Alegria e Tristeza a encontrarem o caminho de volta. 
Mostrando também outros personagens que são mais como "funcionários" da mente, que tem o trabalho de mandar as memórias não importantes para o vale do esquecimento (como aquelas informações que não vão cair na prova), sem contar que é um pessoal bem da zoeira também que insiste em te fazer lembrar daquela música chiclete "do nada". Tudo isso em paralelo com os acontecimentos da vida real da garota.

No final, é claro que tudo dá certo, Alegria e Tristeza conseguem voltar para a central de controle depois de muitas desventuras e eles descobrem que as lembranças não precisam ser completamente alegres ou totalmente tristes, mas que elas podem possuir um pouco de cada sentimento, gerando assim um equilíbrio entre elas, nos fazendo perceber o quanto cada emoção/sentimento é importante na nossa vida. 

Adorei o filme, muito bem humorado, com cenas bastante emocionantes e até um pouco dramática. Com certeza é um filme para todas as idades!

Confiram mais no trailer!

Divertida Mente é uma produção da Pixar, e como vocês sabem eles adoooooram uma referência! Não sabem do que eu estou falando? Então veja ESSE POST SOBRE A TEORIA PIXAR. Aproveitem também e vejam vários easters eggs que apareceram no longa AQUI.

Aproveitando o clima... teste: QUAL EMOÇÃO VOCÊ É EM DIVERTIDA MENTE?

3 comentários:

  1. Eu adoreeeeeeeei o filme, só não gostei muito da alegria porque achei ela meio egoísta, principalmente na parte que ela quer deixar a Tristeza, deu mó pena... :/
    Mas no teste deu que sou justo a Alegria ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também deu que eu sou a Alegria. No inicio eu fiquei com raiva da Tristeza, ohhh bichinha teimosa que queria tocar nas esferas. Mas ai depois achei a Alegria egoísta também, mas quem salvou o dia foi a Sad né? Foi uma lição pras duas.. eu achei bem interessante nas referencias que fala que aquele brilho azul em volta da Alegria é pq ela nao existe sem a tristeza, então tipo, uma completa a outra.

      Excluir
    2. Ansiosa para próxima postagem

      Excluir